TRANSLATE
quinta-feira, 14 de março de 2013
Você não tem tempo pra nada?
Eu tinha que trabalhar hoje pela manhã. Mas decidi gastar o meu tempo escrevendo este artigo.
Parece que o tempo voa. O dia começa, quando percebemos a noite chegou, e somente nessa hora, quando estamos no sofá, lendo ou assintindo a TV, ou em um momento qualquer de lazer é que nos damos conta disso. A semana inicia e mesmo quando reclamamos que no trabalho o tempo passa devagar, ainda assim os dias passam rapidamente e quando vemos, chegou a sexta-feira. O fim de semana então, nem se fala. Logo nos vemos no início de tudo, recomeçando. O ano começa, acreditamos que desta vez teremos mais consciência do tempo linear que acompanha nossas vidas, mas quando vemos, 9 ou 10 meses se passaram. Acreditamos que os anos, estes demorarão a passar. Mas se colocamos uma data que se passou como parâmetro, dizemos: "Nossa, o tempo voou, mas parece que foi ontem".
Porque o tempo passa tão depressa? Todos tem suas teorias acerca do tempo. Mas é claro que ele não passa, nem mais devagar, nem mais depressa. Tudo depende da nossa percepção dos momentos que vivemos e principalmente, daquilo que fazemos para desfrutar melhor o nosso tempo. Praticamente todo mundo tem uma saudade imensa de quando foi criança. "Aquilo é que era vida", costumam dizer. Muitas pessoas guardam suas melhores lembranças dessa época, ou de sua juventude. E muitos ainda guardam lembranças de momentos felizes, em que estavam cercados de amigos ou de pessoas especiais, em momentos especiais. E a sensação de que o tempo passou mais devagar, ou foi mais marcante, vem do simples fato de que estavam contente, se divertindo, investindo seu tempo naquilo que realmente importava: sua felicidade!
As crianças desfrutam melhor a vida e aproveitam mais o tempo por possuírem uma habilidade incrível de estarem conectadas com o presente, com o aqui, agora. É claro que o tempo livre que possuem ajuda muito e para uma criança que ainda não tem ideais e nem objetivos isso basta. Elas aproveitam, vivem o presente de forma magnífica e marcam a infância para sempre em sua memória. Mas tempo livre não é tudo. Afinal, adolescentes que já entraram na fase do trabalho também aproveitam de forma excepcional seu tempo. Mesmo com menos tempo livre, por também possuírem a habilidade de estar conectadas com o presente, conseguem trazer suas "melhores" lembranças desta época.
Então, o que fazer para se ter mais tempo? A resposta é: gastando seu tempo! Ao contrário do que se pensa, quanto mais você "gastar" o seu tempo, quanto mais investí-lo, mais você irá aproveitá-lo. Muitas pessoas acreditam cegamente no fato de que quando se aposentarem ou quando ficarem ricos e tiverem tempo livre (como as crianças), daí sim aproveitarão mais a vida. Ledo engano. Milhares de pessoas entram em depressão ao não terem mais o que fazer. Muita gente se aposenta e entra nesse estado. Outros, afortunados, que passam o tempo sem nada a fazer, enfrentam a mesma situação.
É importante ter um objetivo na vida. Importante procurar aquilo que o Universo determinou a você, sua missão. Alguns amigos que não acreditam em Deus ou em espiritualidade me questionam: "Mas e quem não acredita?". Eu retruco, "Você crê no Amor?" Independente da resposta ser sim ou não, eu questiono se ele acredita em princípios morais. Se a resposta é sim, pergunto se ele se sente melhor fazendo algo que acrescente alguma coisa boa pelo mundo ou não. Geralmente a resposta é positiva. Então busque um objetivo! Seja pela fé no Universo, seja pela moral, seja pela consciência. E para todos, crentes ou não, se você ainda encontrou ou não seu objetivo, invista seu tempo somente em coisas que valham a pena: ser honesto, educado, nos amigos, nas coisas que gosta de fazer para se divertir, ajudando os outros da forma que melhor lhe convier. Acredite, é muito mais fácil ser uma pessoa positiva e moralmente correta. A energia gasta nisso será muito menor e melhor do que fazendo o contrário (experimente). Enquanto você trilha o seu caminho em busca do seu objetivo supremo, essas pequenas coisas farão seu tempo passar melhor, de forma mais proveitosa, significativa e marcante. E finalmente, quando você descobrir sua missão, será algo a acrescentar nesse currículo. Sua missão, apesar das dificuldades, deverá lhe trazer prazer, alegria, satisfação (que amenizará os contra-tempos). E nela "gastando" seu tempo, não verá o tempo passar e terá a sensação de que nunca aproveitou melhor o tempo que possui.
Investir o seu tempo, gastar o seu tempo e ter o que fazer, fará com que você desfrute plenamente os seus momentos e aproveite seu tempo e sua vida. Uma vida sem um objetivo é uma vida vazia e tudo o que é vazio é inútil. É como um vazo raríssimo e muito caro, que serve apenas para enfeitar a estante da sala, enquanto que o vazo mais barato, que esta no chão desta mesma sala, é aquele que contém a terra, abriga a mais rara flor e sustenta a sua vida. Lembro-me de uma frase de J R R Tolkien (O Senhor dos Anéis) que diz: "Tudo o que nos cabe decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado". E o que você está fazendo com a porção de tempo que lhe foi concedida? Se você é uma pessoa apressada, chegou a hora de parar e descobrir o que fazer com este tempo. Vá em busca de algo que te faça feliz, que lhe traga alegria, lhe traga bons momentos.
Pessoas que vivem o tempo a esmo são as que vivem mais frustradas (casa trabalho, trabalho casa, por ex.), vendo apenas a vida passar e nada mais. Pois o tempo passa "rápido" para quem o desperdiça e "devagar" (é melhor aproveitado) por quem escolhe algo que realmente lhe faça bem, lhe faça feliz e decide investir e "gastar" seu tempo e sua vida nisso. Disse Jorge Luis Borges: "A Vida é feita de momentos". É somente assim, indo atrás de sua alegria, de coisas que te façam bem, é que os momentos serão marcantes e te farão ver que o tempo que corre melhor é o tempo bem "gasto", bem desfrutado, bem aproveitado, bem investido. Somente assim você terá a sensação de que mesmo que "rápido" ou "devagar", o tempo passou, mas foi realmente e plenamente vivido.
www.lis-andros.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário